Corazon Salvaje

sábado, 21 de abril de 2012

Pride & Prejudice

Pride & Prejudice
Pride and Prejudice é um romance da escritora britânica Jane Austen.Publicado pela primeira vez em 1813,na verdade havia sido terminado em 1797,antes de ela completar 21 anos,em Steventon,Hampshire,onde Jane morava com os pais.
Não sei quantas vezes eu li o livro e por gostar mais da série televisiva,por ter os pormenores todos,vou-me referir apenas a ela,apesar de ter gostado das representações de Keira Knightley e de Matthew Macfadyen,achei que o filme foi feito muito á pressa,sem se vislumbrar peças importantes do enredo.

“A vaidade e o orgulho são coisas diferentes,embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinónimos.Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa.O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos,e a vaidade,com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós”.

Resumo;

No início do romance,Mr. Bingley,um jovem e garboso cavalheiro,aluga uma propriedade no campo chamada Netherfield,perto dos Bennet.Ele chega à cidade acompanhado da sua irmã,a snob Caroline Bingley,e do amigo,Mr. Darcy.Este acontecimento causa euforia a Mrs.Bennet,já que anseia casar todas as suas filhas muito bem.
Mas Enquanto Bingley é bem recebido pela comunidade,Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada em relação às pessoas do campo.Bingley e Jane Bennet iniciam um relacionamento,a despeito das interferências inadequadas e embaraçosas de Mrs. Bennet e da oposição da irmã de Bingley,que considera Jane socialmente inferior. Enquanto isso,Elizabeth é regeitada por Darcy durante uma dança local,e decide rebater a indiferença dele com sua perspicácia e espirituosidade.
Elizabeth começa,por sua vez,uma amizade com Mr. Wickham,um oficial que tem animosidades com Darcy.Wickham conta a ela que foi maltratado pelo mesmo,e Elizabeth imediatamente soma mais motivos ao seu desprezo por Darcy,com esta declaração.
O primo Mr.Collins,clérigo apadrinhado de Lady Catherine de Bourgh-tia de Darcy-chega para visitar a familia Bennet,ele será o herdeiro das terras e da casa e chega com o vivo propósito de casar-se com uma das primas.Ao constatar que Jane possivelmente estará comprometida o seu interesse é virado para a pobre Elizabeth,que não sabe como o afastar,mas com o pedido de casamento dele ela rejeita-o,para desgosto da inadequada Mrs. Bennet.Collins,então,propõe casamento á amiga íntima de Elizabeth,Charlotte Lucas,que aceita.
Entretanto,Darcy é movido pela curiosidade e começa a se interessar,por Elizabeth.Mas a familia Bennet não sabe comportar-se socialmente o que desgosta Elizabeth e repugna Darcy.
Quando Bingley parece resolvido a propor casamento a Jane,ele deixa repentinamente Netherfield,deixando Jane confusa e desapontada.Elizabeth convence-se de que as irmãs de Bingley e Darcy conspiraram para separar os dois apaixonados.
Jane vai mudar um pouco de ares,tal como Elizabeth,que aceita a visita a casa da amiga,já casada com Mr.Collins,que continua irritante como sempre.Na visita é convidada para almoçar em casa de Lady Catherine,junto com os Collins,onde conhece a filha doente da autoritária Lady e reencontra Mr.Darcy,com um primo.Nesta visita Mr.Darcy não resiste e pede-a em casamento,deixando-a irritada pelos modos,repude-o com convicção,deixando-o humilhado e desgostoso.Mediante a veemência das acusações de Elizabeth,Darcy escreve-lhe uma carta,justificando as suas acções.A carta revela, também,que Wickham dissipara seus bens,os quais o pai de Darcy concedera,e depois para se vingar da família de Darcy,Wickham seduzira a sua jovem irmã Georgiana—para ganhar sua mão e a fortuna,persuadindo-a a fugir com ele—e depois a abandonara. Sobre Bingley e Jane,Darcy justifica-se sob a alegação de que Jane não parecia demonstrar reciprocidade no relacionamento com Bingley.
Darcy admite antevir desvantagens na ligação com a família de Elizabeth, especialmente com sua embaraçosa mãe e suas jovens irmãs.Após ler a carta,Elizabeth admite não depositar muita credibilidade nas acções de Wickham,e que suas primeiras impressões sobre Darcy podem não estar certas,e retorna para casa.
Alguns meses mais tarde,durante um passeio por Derbyshire com seus tios,Elizabeth visita Pemberley,a casa de Darcy.A governanta de Darcy,uma velha senhora que o criou desde a infância,presenteia Elizabeth e seus parentes com uma impressão benevolente e correta do caráter de Darcy,deixando-a fascinada.Inesperadamente,ele chega e trata Elizabeth e seus parentes com cordialidade,apresentando a sua irmã Georgiana.
O novo entendimento entre Elizabeth e Darcy é interrompido quando Lydia,a jovem irmã de Elizabeth,foge com Wickham que,na verdade,não tem planos de casar com ela.Tal facto pode significar a ruína da família dos Bennet,pelo escândalo.Sob a intervenção do tio de Elizabeth,Lydia e Wickham casam-se,e após o casamento,visitam Longbourn. Enquanto conversa com Elizabeth,Lydia comenta a presença de Darcy no seu casamento e,surpresa,Elizabeth acaba descobrindo que o verdadeiro responsável pelo casamento e a quem devem a salvação da honra da sua família foi;Darcy.
Algum tempo depois,Bingley e Darcy retornam,Bingley propõe casamento a Jane,e ouvindo um rumor de que Darcy proporá casamento a Elizabeth.Lady Catherine vai até Longbourn e confronta Elizabeth,ameaçando-a para que não aceite a proposta de Darcy,pois ele está destinado a casar com a filha.Elizabeth recusa obedecê-la e, quando Darcy a visita e lhe propõe casamento,ela,feliz,aceita.
As duas irmãs casam-se no mesmo dia e Elizabeth e Darcy irão para Pemberley,e Jane e Bingley para Netherfield.

Com;

Jennifer Ehle ... Elizabeth Bennet
Colin Firth ... Mr. Darcy
Susannah Harker ... Jane Bennet
Julia Sawalha ... Lydia Bennet
Alison Steadman ... Mrs. Bennet
Benjamin Whitrow ... Mr. Bennet
Crispin Bonham-Carter ... Mr. Bingley
Polly Maberly ... Kitty Bennet
Lucy Briers ... Mary Bennet
Anna Chancellor ... Miss Bingley
Lucy Robinson ... Mrs. Hurst
Adrian Lukis ... Wickham
David Bamber ... Mr. Collins
Lucy Scott ... Charlotte Lucas

Entre Outros...




Pride & Prejudice
Pride & Prejudice

2 comentários: